O caminho para a independência financeira é longo. Mas todo caminho começa com o primeiro passo e isso é conhecido por ser o mais difícil. A reserva de emergência deve ser a base de toda forma de planejamento de riqueza. Se você ainda vive de salário a salário todo mês, você deve começar a mudar sua situação agora mesmo.
Para ajudar você a entender mais sobre a reserva de emergência, nós preparamos o artigo de hoje com informações úteis sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
O que é uma reserva de emergência?
Por mais organizado que você seja na gestão das suas finanças, é habitual que apareçam despesas inesperadas em certos momentos da vida.
Danos no carro, tratamentos médicos de emergência ou reparos na casa, são despesas que não avisam e que fazem com que você tenha que pagar uma quantia considerável de dinheiro que você não tinha planejado.
Para evitar ter que recorrer a empréstimos caros ou vender seus ativos para pagar esse dinheiro, é muito importante ter um fundo de poupança de emergência. Ou seja, uma reserva de emergência.
De fato, antes de iniciar no mundo dos investimentos, é fundamental ter uma reserva de emergência para que você possa ter um nível de manobra caso algum imprevisto aconteça.
Dessa forma, você não precisará parar de investir se tiver um imprevisto, pois pode tirar o valor da reserva de emergência que tem separada justamente para isso. Isso aumenta a sua lucratividade.
Por que a reserva de emergência torna a independência financeira mais acessível?
Primeiro, claro, a segurança financeira em primeiro plano. Mesmo se você se surpreender com uma conta não planejada, seu mundo não entrará em colapso.
Claro, o carro quebrado ainda é chato, se acontecer (e coisas assim acontecem) ele não vai mais te pegar de surpresa. Da próxima vez, você estará pronto. A reserva de emergência, como o nome indica, está lá para protegê-lo em emergências.
Mas, além do efeito de segurança, há dois outros benefícios que o levarão mais longe no caminho da independência financeira:
Você controla seu dinheiro, não o contrário
Você tem que controlar seu dinheiro. Só então você pode pensar positivamente sobre ele. Com uma reserva de emergência, você pode começar o seu dia sem medo de que algo estúpido aconteça que quase te arruíne.
Você está mais seguro, mais confiante e mais criativo. Todas essas qualidades levam você a caminho da independência financeira. Não deixe a falta de dinheiro impedi-lo. Deixe seu dinheiro te levar.
Proteção contra decisões ruins
O segundo ponto crucial é a proteção contra decisões estúpidas. Este efeito nem sempre ocorre imediatamente só porque você tem uma reserva de emergência.
Na vida cotidiana, você sempre vai ter a ideia de que gostaria de gastar 5.000 mil reais para uma grande festa. Mas uma vez que você tenha conseguido economizar essa quantia, você pensará duas vezes se vale a pena desistir de toda a sua segurança.
Quanto dinheiro deve ter uma reserva de emergência?
Para esclarecer esta questão, devemos primeiro determinar para quais despesas a reserva de emergênciadeve ser tocada. Quando ocorreu uma emergência?
Não há mais dinheiro na conta corrente, mas ainda assim gostaríamos de sair de férias? Ou só consideramos uma emergência algo trágico? Não faz mal pensar sobre isso aqui e possivelmente escrever alguns cenários:
- Desemprego
Para superar os períodos de desemprego, faz sentido tocar na reserva de emergência. Certamente você terá um subsídio.
No entanto, o subsídio de desemprego não é, evidentemente, o salário anterior, mas apenas uma parte. Por esse motivo, o restante deve ser aumentado com frequência por da reserva.
- Reparos inesperados
Esse é provavelmente o motivo mais comum para se tocar na reserva de emergência. Da máquina de lavar quebrada até o carro, para reparos em sua própria casa.
Na verdade, esses reparos nunca são surpreendentes. Mas infelizmente só sabemos que eles nos alcançarão em algum momento, não quando.
- Emergências médicas
Evidentemente, há sempre casos em que a companhia de seguros de saúde apenas suporta parte dos custos. Nestes casos, uma reserva de emergência também será muito útil.
Quão alto deve ser o valor guardado?
Você pode decidir isso. O valor real da sua conta de emergência é individual. No entanto, dependendo da sua necessidade pessoal de segurança, deve haver um mínimo de três a seis salários mínimos mensais. Alguns até falam de um salário líquido anual total. Basta salvar a quantia que faz você se sentir mais confortável.
3 dicas para construir sua reserva de emergência
Quebre seu objetivo em metas
Defina-se um grande objetivo e pense sobre o quanto você pode economizar todo mês. Quebre o valor em sub-objetivos que também sejam realistas. Mesmo que seja apenas 25 ou 50 reais por mês, é melhor do que não ter um objetivo ou não economizar.
Automatize seus depósitos
Deslize uma parte de cada recibo de caixa diretamente para sua reserva de emergência. Você notará que você quase não sente falta do dinheiro, porque você nem consegue vê-lo.
É melhor criar uma ordem permanente, que transferirá automaticamente o dinheiro depois de receber o seu salário.
Desapegue e venda suas coisas
Simples, mas eficaz. Deixe espaço no seu apartamento e tente vender coisas que não são mais necessárias. Vá aos mercados municipais ou encontre um mercado on-line para gerar receita com suas coisas.