Neste momento, o mercado de criptomoedas está numa situação bastante complexa. A maioria das moedas está em baixa, incluindo o Bitcoin, que caiu para US$ 20.000 por unidade. Então, vale a pena investir em criptomoedas?
Este mercado de baixa pode assustar muitos investidores, especialmente aqueles que estão em perdas. No entanto, um mercado de baixa pode vir a representar uma oportunidade para comprar criptomoedas.
Para ajudar você a entender mais sobre se vale a pena investir em criptomoedas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que causou a queda do mercado?
Existem várias teorias sobre o que pode ter causado essa queda. Um dos fatores a que se atribui isto foi ao colapso de Luna (Terra). Esta foi uma das moedas com maior capitalização de mercado, mas perdeu 96% de seu valor em apenas um dia.
A isto acrescenta-se o fato do aumento das taxas de juros nos Estados Unidos e a escalada da inflação. Tudo isso teria criado o coquetel para que a indústria de criptomoedas entrasse em colapso. No entanto, esta não é a única teoria pela qual o mercado está em vermelho.
Alguns “especialistas” no assunto asseguraram que isto se deve ao comportamento cíclico do Bitcoin e, portanto, do mercado. De acordo com esta teoria, o mercado tende a cair drasticamente aproximadamente a cada quatro anos.
Isto baseia-se na queda que o mercado teve durante o ano de 2014, depois houve outra queda em 2018 e agora em 2022. Isto pode ser uma simples coincidência ou é uma teoria real, mas para confirmá-la é necessário que continue a se repetir durante mais alguns ciclos.
Independentemente de qual pode ser a causa, a verdade é que o mercado está passando por uma crise. Uma crise que já ocorreu anteriormente e que deixou alguns ensinamentos.
Este é um bom momento para investir no setor?
Provavelmente muitas pessoas dizem que é um momento ruim e que o Bitcoin já está morrendo. No entanto, deve-se notar que há dois anos, o BTC estava sendo negociado por cerca de 4.000 dólares. E no ano passado atingiu o seu pico histórico de 68.000 dólares.
Embora as moedas criptográficas estejam passando por um momento ruim, nos últimos anos vimos um aumento significativo nas pessoas que se interessam por elas. Este interesse ainda está lá e muitas pessoas ainda acreditam nelas.
O Bitcoin e o mercado de moedas criptográficas ainda estão longe de morrer e é provável que volte a surgir. Lembre-se que uma das premissas do mercado é “comprar na queda e vender na alta”. É por isso que este e os próximos meses são uma boa oportunidade para investir.
Claro, é preciso deixar claro que o mercado não vai disparar em alguns meses ou mesmo um ano. Os investimentos em um mercado como este são a longo prazo, ou seja, você pode comprar um Bitcoin agora em $20.000 e que em 4 anos ele chegue a 100.000.
Ninguém sabe realmente quando o mercado voltará a subir, mas o que está claro é que não vai ser em breve.
3 razões pelas quais não é tarde para investir em criptomoedas
1. Inflação
Existe algum país no mundo onde a inflação não aconteça? Os preços sobem ano após ano, e os bancos centrais imprimem mais moeda de papel, o que significa que o nosso dinheiro físico vale cada vez menos.
Nesse sentido, a criptografia não é afetada pela inflação, já que existe um número finito de Bitcoins. Sendo uma quantia limitada, investir em moedas criptográficas pode ser uma alternativa às moedas fiduciárias com tendência à inflação.
2. Moedas alternativas em pleno crescimento
Os bitcoins podem ter aparecido há 10 anos e isso nos faz sentir que é tarde para investir. No entanto, hoje em dia existem inovações criptográficas que estão em pleno desenvolvimento e, consequentemente, significa que ainda há terreno virgem para investir.
Um exemplo disso são os NTFs ou tokens não fungíveis. Estes são ativos digitais únicos que não podem ser trocados por outra coisa, e podem se referir a peças de arte ou bens virtuais.
Outro exemplo são as moedas alternativas ou moedas meme, que se encontram nos estágios iniciais de crescimento, como Shiba Inu Coins, um token que nasceu em 2020 e que teve um crescimento exponencial neste pouco tempo.
3. Descentralização e transparência
O principal conceito de moedas criptográficas é a descentralização em relação a qualquer banco. Portanto, nenhuma instituição financeira tem controle sobre as criptografias, por isso não podem ser manipuladas.
Isso torna as transações anônimas, mais seguras e transparentes, pois elas são registradas na cadeia de bloqueio de forma permanente e inalterável e qualquer pessoa pode acessá-la.
Vale ressaltar que o que fica registrado é a transação e não os dados de quem realiza a transação. Além disso, não pertencendo a nenhum governo ou instituição financeira, você pode praticar a negociação a partir de qualquer país.
Gostou de saber mais sobre se vale a pena investir em criptomoedas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!