Você sabia que Blockchain é uma tecnologia que permite acompanhar um conjunto de transações, de forma descentralizada, segura e transparente? Ainda não entende nada sobre isso? Não entre em pânico, vou explicar tudo para você!
Para ajudar você a entender mais sobre o Blockchain, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é Blockchain?
Desenvolvido a partir de 2008, o Blockchain é principalmente uma tecnologia de armazenamento e transmissão de informações. Esta tecnologia oferece altos padrões de transparência e segurança porque funciona sem um órgão central de controle.
De forma mais concreta, o Blockchain permite que seus usuários – conectados em uma rede – compartilhem dados sem intermediários.
Mas como funciona?
Na prática, um Blockchain é um banco de dados que contém o histórico de todas as trocas entre seus usuários desde sua criação. Aqui estão as principais características:
- A identificação de cada parte é realizada por um processo criptográfico
- A transação é enviada para uma rede (ou “nó”) de armazenamento de computadores localizados em todo o mundo
- Cada “nó” hospeda uma cópia do banco de dados no qual o histórico de transações é registrado. Todas as partes interessadas podem acessá-lo simultaneamente
- O sistema de segurança é baseado em um mecanismo de consenso para todos os “nós” cada vez que as informações são adicionadas. Os dados são descriptografados e autenticados por “data centers”
- . A transação assim validada é adicionada ao banco de dados como um bloco de dados criptografados
- A descentralização do gerenciamento de segurança impede a falsificação de transações. Cada novo bloco adicionado ao Blockchain é vinculado ao anterior e uma cópia é transmitida para todos os “nós” da rede. A integração é cronológica, indelével e inviolável
Quais as vantagens do Blockchain?
O uso do Blockchain tem muitas vantagens, incluindo:
- A velocidade das transações graças ao fato de que a validação de um bloco leva apenas alguns segundos a alguns minutos
- Segurança do sistema, que é assegurada pelo fato de que a validação é realizada por um conjunto diferente de usuários, que não se conhecem. Isso protege contra o risco de mal-intencionados ou sequestro, já que os nós monitoram o sistema e se controlam
- Os ganhos de produtividade e eficiência gerados pelo fato de que o Blockchain confia a organização de trocas a um protocolo de TI, o que reduz mecanicamente os custos de transação ou centralização existentes nos sistemas tradicionais (custos financeiros, taxas de controle, uso de intermediários que pagam por seu serviço, etc.).
Quais os seus usos?
Blockchain representa uma grande inovação que é particularmente usada no setor bancário.
De fato, historicamente, a tecnologia Blockchain se desenvolveu para suportar transações realizadas por meio de criptomoedas (incluindo Bitcoin, que é a forma mais conhecida) e cuja principal característica é que ela não depende de um órgão centralizador (como um banco central) e é internacional.
Mas seu uso não se limita a criptomoedas. Muitos campos e setores de atividade, comerciantes ou não, públicos ou privados, já usam Blockchain ou planejam fazê-lo nos próximos anos.
Aqui está uma pequena lista dos setores que já usam a tecnologia Blockchain:
No setor bancário
A tecnologia abre a possibilidade de validar transações sem o intermédio de uma câmara de compensação, o que deve permitir certificar transações em um prazo muito mais curto.
Blockchain também pode promover o compartilhamento de informações entre atores concorrentes em um centro financeiro, respeitando o sigilo de seus dados comerciais e, ao fazê-lo, facilitar a gestão de estruturas ou instrumentos comuns, reduzindo custos administrativos e de contato.
No setor de seguros
A contribuição do Blockchain se deve, por exemplo, à automação dos procedimentos de reembolso e à simplificação de certas formalidades suportadas pelas empresas e seus clientes, desde que os pressupostos e condições de compensação e danos estejam claramente estabelecidos.
No setor de logística
O Blockchain tem dois interesses aqui: garantir a rastreabilidade do produto, bem como a memória de diferentes intervenções em uma cadeia de produção e distribuição. Em suma, além de reduzir formalidades e criar as condições para a cooperação entre os atores de um setor, particularmente em termos de troca de informações.
De fato, esse uso também pode encontrar uma aplicação no setor agroalimentar para a rastreabilidade de alimentos, particularmente interessante no caso de uma crise de saúde.
No setor de energia
Ao permitir o intercâmbio de serviços e valores fora de um órgão central de gestão, o Blockchain potencialmente cria as condições para o estabelecimento de redes locais de produção, troca e revenda de energia para equilibrar a oferta e a demanda em todos os momentos, o que é uma forte restrição às redes de eletricidade em particular
Além disso, muitos outros setores são potencialmente afetados pelo uso da tecnologia Blockchain: saúde, imóveis, luxo, aeronáutica, etc.
Gostou de saber mais sobre o que é o Blockchain? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!