Prepare-se bem para a aposentadoria, invista no futuro dos seus filhos ou até mesmo realize o sonho da casa própria. Alguns sonhos fazem você aperceber-se que as economias de longo prazo são muito importantes. Veja dicas para poupar dinheiro e investir no longo prazo.
E como realizar suas economias sem se atrapalhar com as despesas e os deveres do dia a dia? É essencial criar um plano financeiro com uma perspectiva de longo prazo. Pense no futuro e no igualmente no presente.
Por que economizar no longo prazo?
A melhor forma de predizer o futuro é criando-o. A falta de planejamento para o futuro pode gerar uma série de problemas para você e também para a sua família. Menos dinheiro, menos certezas, menos estabilidade, e sobretudo menos liberdade.
Poupança no longo prazo pode indicar modificar sua conduta e, claro, seus costumes financeiros. Isso não indica que você precisa abrir mão de todo lazer, mas é muito importante priorizar.
Ah, e o período faz uma grande diferença. Quanto mais cedo você iniciar, maior será sua fortuna.
Dicas para poupar no longo prazo
Desde a definição de metas até a realização de investimentos, você descobrirá que é apto a realizar todas as etapas essenciais para um ótimo planejamento financeiro.
Definição de metas
Estabelecer metas indica mais do que montar uma listagem de anseios. É essencial precisar quais serão seus objetivos, em qual período você quer realizá-los e como planeja realizá-los.
Onde e como ir? Se você não refletir sobre isso, os anos passam e seu futuro sofrerá. É significativo conhecer onde você quer ir para economizar dinheiro ao longo do tempo.
Entenda seus gastos
Efetue uma listagem de seus gastos fixos e variáveis para determinar quais despesas são indispensáveis e as desnecessárias. É pertinente que você compreenda para onde seus recursos estão indo e quais despesas podem ser incorridas.
Gastos como escola e plano de saúde por exemplo são essenciais, mas streaming e refeições casuais são despesas que podem acabar sendo retiradas do orçamento De Novo priorize.
Tenha um orçamento
Um planejamento mensal é indispensável e é nesse momento que você definirá quanto, a cada mês, economizará ao longo do tempo.
Depois de fazer notas sobre suas despesas, faça classes de gastos (condução, alimentação, divertimento, etc.) e há um limite para cada item. A exemplo, você poderá gastar até trezentos reais em férias mensalmente.
De fato, seja disciplinado e mantenha esse planejamento!
Captação de recursos e investimentos
Quando você começa a guardar dinheiro você não deve deixá-lo no lugar. O dinheiro estagnado perderá capacidade de compra. É preciso investir!
Seus recursos trabalham para você com uma vantagem: o tempo! O tempo é o que faz toda a distinção nos resultados, e o efeito dos juros ao longo dos anos é muito bom. Nesse exemplo, um plano de previdência privada é altamente recomendado.
Tem benefícios tributários para investimentos, é rentável e seguro. Você também pode programar investimentos mensais automáticos e selecionar entre rendimento variável e fixo.
Quais os desafios para poupar?
De fato, o principal problema para poupar é a inexistência de educação financeira e a falta de organização do sistema financeiro. Lamentavelmente, a grande parte das pessoas não tem conhecimento financeiro e podemos dizer pelos dados.
Aproximadamente de 28,7 % das famílias brasileiras estão endividadas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e há, claro, outros motivos que levam a esse quadro.
Em suma, outros dados mostram que mais de cinquenta por cento dos brasileiros não contam com um plano financeiro. A administração financeira pode auxiliar em momentos de crise e economizar para o longo prazo faz uma grande diferença.
Tenha isso em mente
Ter uma boa economia e aplicar os seus recursos é fundamental para ter tranquilidade no longo prazo. Imagina eventualmente a perda do emprego ou algum imprevisto qualquer que demande o emprego de recursos? Esse é um dos piores medos de qualquer indivíduo, e isso ocorre especialmente porque não há planejamento financeiro.
Ao você ter um planejamento financeiro, você evita ser pego desprevenido com eventuais imprevistos, sobretudo porque a essa altura você já terá uma reserva de emergência.
Aliás, vale considerar que ao começar a poupar, o mais indicado é que você faça a sua reserva de emergência para não precisar retirar recursos dos seus investimentos quando um imprevisto ocorrer.